HOME QUEM SOU RESENHA TUTORIAL PALAVRINHAS CONTATO HOME Image Map

sexta-feira, 26 de julho de 2013

(Des) Aventuras de escritor... - Inspiração



Feliz dia do escritor! Dia na qual pessoas que amam a arte da escrita são beneficiadas com reconhecimento, não apenas de leitores que compram seus livros publicados, mas também conhecidos que vivenciam e lhe ajudaram, sem ao menos perceberem, trazendo você, aos poucos, a arte de escrever.

Acho que poderia descrever muito como estou feliz por esse dia, me dar um certo ar de admiração, sentir que tal data existe por nós mesmos e crer que as pessoas comemorem esse dia. Claro, que dia do escritor é como dia da mãe e do pai, são todos os dias para comemorar e presentear seus leitores com textos. 
Para comemorar essa data, eu irei mostrar uma das lições que aprendi desde novinha e, claramente, já sabia sem conhecer que era uma dica para um escritor iniciante. Inspiração!
Sei que é a palavra é muito conhecida, vemos em entrevista de sites e revistas quais são as inspirações dos nossos autores preferidos e o que fazem quando tem aquelas 'crises' na escrita. Infelizmente, tem pessoas que não conseguiram achar sua fonte de orientação ao fazer uma redação, por exemplo; ao contrário de mim, que posso chamar de dom e maldição quanto a tantas motivações que encontro no caminho, me fazendo anotar tudo em um papel. Tenho tantas ideias para estórias diferentes que chega a ser bom ou não, quando atrapalho. 
Irei mostrar 10 fontes de inspiração para escritores, que encontrei no site Escrevemos.com, onde me identifico muito com boa parte delas. 

1. Tenha um caderno para escrever: 
Essa dica está mais para guardar suas ideias. Sempre carregue um caderninho ou papel em qualquer lugar até mesmo quando sair, não importe como. As ideias sempre chegam em momentos que não precisamos realmente delas, então anote quando ela aparecer e quando for o momento de escrever, reveja suas ideias e reflita com cuidado, pois pode mudá-las em vários ângulos possíveis.
Minha vida: um vez eu não levei qualquer caderno ou caneta para o shopping e do nada tive uma ideia bem interessante para a estória que estou escrevendo. Resolvi gravar minha voz para não perde-la.
2. Saia da rotina:
Não importe como, você precisa sair, porque a rotina interfere na criatividade e inspiração. Quando perceber que está sem ideias e sua rotina sempre é a mesma, pode não ser coincidência, então mude-a.
3. Observar as pessoas:
Adoro fazer isso. Ver as ações das pessoas desconhecidas e até conhecidas, elas são minha fonte de inspiração para personagens que eu crio. Então sempre observe as pessoas, suas situações e costumes. Com certeza irá se surpreender.
4. Ler:
Ler livros, revistas, contos ou outra coisa, estimula muito sua inspiração e ainda escreve bem. Ao ler algo e ter aquela pequena pausa onde você se lembra das cenas, personagens e situações na estória que mais te marcaram, tenho certeza que você irá fazer perguntas para si mesmo. Tipo isso vale até para o item 3. Faça perguntas como: e se ele agisse diferente? como ficaria se acontecesse isso ou aquilo?
Interroga-se e responda suas perguntas, terá ideias mais ou menos originais. Digo assim, porque, por mais que seja algo inovador, você inspirou-se em algo ou alguém, então não é original de verdade. Pelo menos eu penso por esse lado.
5. Música:
Quem nunca ouviu aquela música especial para um momento de sua cena na estória? Ou aquela música que é o tema central da sua estória? Sempre tenho esses momentos com a música, pois elas nós transportam para outro lugar no nosso subconsciente, onde encontramos memorias especiais, sentimentos que nunca esquecemos e podemos transbordar tudo através da música e do mesmo modo em palavras escritas em um papel ou digitadas.
6. Internet;
Local onde você pode encontrar de tudo para se inspirar e escrever algo. Pois, possui uma fonte tremenda de vídeos, gravuras, textos, fotografias, ciência e entre outros gostos e assuntos. Ou seja, não pode reclamar quantas formas você pode ter aquela luzinha em cima da cabeça, não é?!
7. Desenhos:
Essa dica não irá valer para todo mundo, mas me ajuda bastante quanto preciso, às vezes, quando tem aquele problema de escrita, eu começo a desenhar ou rabiscar, e acaba sendo minha fonte de animação para continuar a escrever. Além, claro, de inspiração. Que é o foco dessa postagem.

Espero que tenham gostado. Existe mais quatro dicas do site Escrevemos.com, na qual citei a cima.
Mas e vocês, qual é sua inspiração?


2 comentários:

  1. Poxa as dicas são muito boas mesmo, só que eu to mais para leitora do que para escritora mesmo kkk' porém, confesso que as vezes me aventuro a escrever e quando isso acontece normalmente eu "pego" (pego?) como inspiração o que está acontecendo comigo mesma... resultado, alguns textos depressivos outros (poucos) mais animados kkkk'
    Beijos linda muita paz e sucesso para você :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que todo mundo tem um lado escritor, não importa se está indo a este ramo, mas expressar o que sente em um papel para mim já é um escritor. Novato, mas é!
    Estou qualificada nisso também como você. Também gosto de colocar melancolia, me faz sentir bem de alguma forma.
    Obrigada por ter comentado! Beijos!

    ResponderExcluir